Antes da monumental entrada pelo Propileus, rola um teatro, chamado Teatro de Dionisio ( sempre ele, Dionisio é o cara, tá em todas ...). Onde aconteciam as peças e musicais em homenagem a deusa Athina , e onde até hoje rolam altos shows, de tenores, inclusive , segundo o meu amor Dionisio ( o guia ) , ano passado teve até show do Caetano ali. Imaginem que sonho o Caetanear por ali!
Para uma idéia melhor de como era na época o conjunto arquitetônico , tirei de um outro site essa foto:
É através daquela rampa ( escadaria ) que o povão entrava na Porta Monumental de Propileos e encontrava do lado direito o Parternon e do esquerdo Erecteion ( os maiores no fundo ).
Do lado de fora , do ladinho do Portal, tinha um templo para a Deusa Athena Nike , que aparece bem na foto abaixo, imponente em cima do muro do lado direito. Nike ou Nice , significa vitória, e os guerreiros iam lá pedir por vitória nas batalhas.
Porta Monumental com o Templo a Athena Nike a direita |
Vista da Porta no sentido saída |
Templo a Atena |
Depois que cruza o tal Portal é só maravilha, de um lado o super Partenon, mesmo destruidinho ( ja foi roubado, transformado em igreja católica, com as esculturas pagãs destruídas, explodiu porque os turcos transformaram em paiol de pólvora, o bichinho é tipo nós, enverga mas não quebra !!! hahuauahuah tô muito filósofa), que é fantástico ! E do outro lado o tal Erecteion.
A descrição da construção, as medidas, a forma abaulada, que refletindo a luz parece reta, os frisos, as colunas, tudo que se aprende no Museu sobre ele, é pouco perto da beleza do lugar .
Dentro do Partenon tinha uma estátua de 12 metros da deusa Athena Virgem ( sim ela era de tudo, uma hora era Nike, outra Virgem, era uma mulher de muitas caras ...) Que seria mais ou menos assim:
Tem milhares de coisas para falar do Partenon, mas acho que vocês iriam cansar, segue um link com um video bem legal que mostra tudinho http://www.youtube.com/watch?v=TDbkMdiXnTY&feature=player_embedded
Vamos para o tal do Erecteion , que é templo consagrado a Athena ( ela de novo, vocês estão entendendo agora porque a cidade se chama Atenas , não é ?) , Poseidon e Erecteu ( esse não era deus, era rei ). O que tem de legal aí, é que reza a lenda que dentro tinha uma oliveira e uma fonte de alga salgada ( presente de cada um dos deuses ) para ver qual dos 2 mandava mais na área , obviamente que venceu a Athena. O Poseidon ficou nervosão por perder para uma mulher e deu uma garfada ( tridente ) no chão onde tem uma fissura .
Normalmente as colunas eram colunas jônicas, normais, mas o arquiteto do Erecteion substitui as colunas por estátuas de mulheres , as cariátides .
Tem mais um monte de detalhes desse dia, mas tô cansadérrima e amanhã vou ter que colocar minha linda saia cumprida e visitar os monastérios, e depois 4 horas de viagem de volta a Atenas.
Vocês tem bastante coisa para ler , ver e pesquisar, porque a história dos lugares é tão divina que merece .
Amanhã posto sobre minha segunda ida a Delphos ( sim, acabei passando novamente pela terrinha da louca cheiradora de entorpecentes ) e aprendi algumas coisas novas muito legais sobre o Sítio de Delphi , e que inclusive tinha uma outra doidona antes da Pythia que cheirava uns bagulhos estranhos lá ... Mas essa fica para amanhã...
καληνύχτα
Lara!!! Seu blog esta incrível!!! Parabéns!!!! Pena que fui acompanho-lo agora no final.... mas já li tudinho!! Guria que talento que estava escondido!? Esta aí! Escritora!!! Uma nova boa profissão para vc!! E olha que isto rola uma grana hein??!! Pensa em J.K.Rowling com seu Harry Potter, hj mais rica que a família real britânica ou a Stephenie Meyer com seus vampiros piradores de adolescentes de Crepúsculo. Amiga, investe!!! Bjos, aproveita cada segundo e continua postando que esta uma delicia viajar com vc!!
ResponderExcluirContinuo amando tudinho!!!
ResponderExcluirnossa!!!! que lugar sensacional esse que vc foi parar, hein?!!! uhuuuu!!!! quero mais fotos!!!!
ResponderExcluir