Para chegar ao paraíso nas nuvens , lugar dos monastérios que rendeu um post antes da viagem, tive que mais uma vez acordar cedinho ( sério, devia ser proibido acordar cedo nas férias, essa é a única parte que eu realmente não curti ). Como eu ia passar 2 dias fora, tive que arrumar TODA aquela maravilhosa mala de verão que eu trouxe e esperar o busão de turistas para começar a viagem.
Apesar de ser o mesmo caminho de Domingo, a paisagem já estava bem diferente pois já havia nevado alguns dias e o Monte Parnasso estava ficando coberto de neve . Vejam que lindo :
A Grécia é super montanhosa, mas não são montanhas como as nossas ricas em vegetação é tipo uma coisa de pedra, sei lá, chama montanha de pedra caliça ( não sei o que é caliça, procurem no Google ...). Reza a lenda , quer dizer , de acordo com a mitologia grega ( ui que chique !!!) o Apolo, aquele Deus loiro de zóinho claro, era do tipo pegador, e morava no Monte Parnasso com 9 musas ( sim, ele tinha mulher, 9 musas mas era apaixonado mesmo pela Daphne , depois eu conto mais ).
O Monte Parnasso é louco de bonitinho, cheio de oliveiras . Aliás oliveiras é o que mais tem por aqui, a Grécia é o 3° maior produtor de azeite de oliva da Europa, e para mim é de longe o melhor. Eu já tava me achando super grega , depois que eu descobri isso tive certeza, pois eu amo azeite de oliva, coloco em tudooooo...
Antes de chegar em Delphos, tem uma cidade / vilarejo chamado Aráchova, no pé do monte, com ruelinhas bem pequenas ( eu sei que ruelinha já é pequena, mas só para lembrar vocês, o blog é meu , e eu escrevo com o meu Português ), uma rua única para chegar e sair, mas encantador. É uma região super visitada no inverno porque tem uma estação de esqui para os chiques e famosos.
Não descemos lá , mas tirei umas fotos da outra vez, procurem nos posts anteriores tá ?
Dessa vez em Delphos era passada rápida, mas super valeu a pena porque aprendi com a guia coisinhas bem interessantes. Vamos lá :
A tal Pythia , a louca que cheirava gas alucinógeno e jurava que tava trocando idéias com Apolo, não foi a primeira a pirar naquele lugar. Na verdade, antes de ser Templo ao deus Apolo, Delphos era Templo da deusa Gaia ( a deusa da Terra ).
E a tal da Gaia, que deveria ser mais pobrecita e sem recursos ( feia ...) que a Pythia , antes de existir o tal templo a Apolo, subia em uma pedra ( bem do ladinho onde anos depois foi construído o templo de Apolo) e por um buraco na pedra, os tais gases da piração saíam da terra e ela doidinha fazia suas previsões e todas aquelas coisas que os gregos adoravam. Um belo dia, o Apolão passou por lá, viu o lugar, e resolveu que a partir daquele momento quem ia mandar no pedaço era ele e tocou a pobre da Gaia de lá , matou a cobra que era filha de Gaia e assumiu o sítio de Delphos. Como Apolo era tipo rico e famoso, no lugar de 2 pedrinhas , construiram toda aquela maravilha que eu já contei e mostrei fotos.
Outra coisa bem legal, é que Apolo , como todos os outros deuses da época ( e também os de agora ) era louco de mulherengo e filhinho de papai ( Zeus ). Eis que um belo dia, o Eros ( mais conhecido como Cupido ) acertou Apolo com sua flecha de amor , e o bonitão se apaixonou loucamente pela ninfa Daphne, mas como o Cupido não era muito chegado em Apolo , acertou a ninfa com a flecha da repulsa e aí, o barraco realmente estava armado.
O Apolo apaixonado, a Daphne nem aí ... Um belo dia, o bonitão resolveu perseguir a pobre da Daphne e...
Quando viu que não ia mais conseguir escapar, a mocinha pediu ajuda ao seu pai e o deus rio ouvindo as suas súplicas a transformou em um loureiro ( árvore de louros ). Quando percebeu que nunca teria o amor da ninfa, Apolo disse : " Se não podes ser minha mulher, serás minha árvore sagrada " e desde então carregava sempre ramos de louro .
No templo a Apolo em Delphos , tem uma linda árvore de louros.
Romântico , né? Fiquei até com dó do Apolo... Mas na real mesmo eu queria era essa flecha do desprezo que o Cupido tem, aproveitando a oportunidade, se estiver dando mole por aqui Eros, pode me flechar numa boa ...
Abaixo as fotos do Templo de Apolo e a Daphne ( árvore de louros ) bem do ladinho. Fofo né? Apesar de que depois de todo esse tempo ainda parece que a árvore cresce para o outro lado né? Fugindo do deus loirinho !!!
Para finalizar o post Delphos parte 2 , dentro do Templo de Apolo, onde ficavam as virgens , as tais Pythias, tinha no pórtico a famosa frase de Sócrates CONHECE-TE A TI MESMO. NADA EM EXCESSO. O que é muito muito sábio, não é ? Definitivamente , para mim, os gregos eram os caras .
Sobre Delphos tem outas coisinhas legais, mas , como pretendo continuar compartilhando toda a minha sabedoria com vocês nesse blog, não vai faltar oportunidade no futuro.
Achei uma fotinho de Aráchova :
E depois de Delphos , seguimos viagem para Kalambaka - Meteora :
E a viagem de 3 horas estava só no começo ...
Adorei a história,a miga! Muito melhor q as nossas aulas de História com a... Puts... Como er amesmo o nome dela, Andressa? Maria Odete? Não... Minha memória tá fraca, não é q já passaram muitos anos! Rs. Rs. O lugar é lindo mesmo, amiga! A paisagem é o máximo, parece cartão postal! Agora... Louro é ruim mesmo! Esse Apolo era malzinho... Espero q o Cupido te acerte aí, mas dessa vez beeeeeem acertadinho!
ResponderExcluirO nome da prof era Neide... até se matou depois de tanto estudar estas histórias... tinha a Cantorina também que não batia bem da cabeça...kkk
ResponderExcluirGente, amei essas histórias... por isso que sempre preferi estudar Grécia do que Roma... Pythia se danou... kkkk... queria muito que Eros flechasse alguns mocinhos que se acham e acertassem em nós a flecha do desprezo!!! Taí a receita, o jeito é rejeitar, daí eles ficam caídinhos!!! Cada vez que colocar uma folha de louro em um dos meus pratos vou lembrar da história de Apolão!!!
ResponderExcluirAh, caliça significa cal ou gesso desprendido!!!
ResponderExcluir